Llamado
ResultadosArchivos
Llamado
A rede de Economia Aplicada da América do Sul /Red Sur - Rede Sul e o Health Policy Center da Universidade de Illinois em Chicago (UIC) abrem uma chamada a propostas de pesquisa titulada “Acelerando a imposição fiscal efetiva ao tabaco na América Latina”.
O objetivo desta chamada é desenvolver uma maior compreensão com relação a políticas fiscais de tabaco efetivas na América Latina onde foram realizadas reformas fiscais de grande importância, com o objetivo de reduzir o consumo. No entanto, como os produtos de tabaco se tornaram mais acessíveis, as reformas resultaram muitas vezes insuficientes em relação a seus propósitos; e novos aumentos têm sido bloqueados por um potencial impacto econômico negativo, decorrente do aumento fiscal ao tabaco, que geralmente é alimentado por interesses. As pesquisas que serão encomendadas nesta chamada examinarão esses impactos econômicos e serão orientadas a propostas de políticas baseadas em evidência local solida.
Os objetivos desta chamada a propostas de pesquisa são:
1) Realizar pesquisas baseadas em evidência sobre os impactos do aumento das políticas de tabaco na América Latina.
2) Divulgar a evidência entre os responsáveis políticos e atores da sociedade civil.
Esta chamada financiará uma pesquisa por país em 5 países (Argentina, Brasil, Equador, México e Peru) com uma contribuição de USD 35.000 para cada centro/ instituição de pesquisa responsável do estúdio país. As pesquisas terão uma duração máxima de 8 meses (do dia 1º de março até o dia 31 de outubro de 2018).
Por consultas relativas ao conteúdo desta chamada, por favor, contatar a Oficina de Coordenação da Red Sur-Rede Sul a través do seguinte email: coordinacion@redmercosur.org.
O prazo para a submissão de propostas de pesquisa é o dia 22 de janeiro de 2018 às 23.59 h. (Montevidéu, Uruguai, GMT -3). As propostas com a documentação completa devem ser submetidas unicamente por via eletrônica ao e-mail: coordinacion@redmercosur.org com o assunto: Acelerando a imposição fiscal efetiva ao tabaco na América Latina.
Resultados
Lista de novos estudos e equipes de pesquisa:
Acelerando la fiscalidad efectiva al tabaco en América Latina. El caso argentino
Investigador principal: Ricardo Rozemberg
Equipe de pesquisa: Ricardo Rozemberg, Gabriel Bezchinsky e Ariel Melamud
Centro iDeAS, Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), Argentina
Impacto de las recientes reformas impositivas al tabaco en Argentina
Pesquisadores: Martín González-Rozada e Julio Berlinski
Instituto Torcuato Di Tella (ITDT) – Red Sur
Costos en el sector salud y en la productividad por el consumo de tabaco en México
Investigadora principal: Liliana Alvarado
Equipe de pesquisa: Liliana Alvarado, Claudia Córdova e Dalia Toledo
Ethos, Laboratorio de Políticas Públicas
Efectos de impuestos especiales al tabaco en México: desigualdad, consumo y pobreza
Investigador principal: Luis Huesca Reynoso
Equipe de pesquisa: Luis Huesca Reynoso, Cuauhtémoc Calderón Villareal, Linda Irene Llamas Rembao, Guy Lacoix y Abdelkrim Araar
Centro de Investigación en Alimentación y Desarrollo (CIAD)
Evidencia y análisis económico para políticas sustentables: una estrategia de impuestos en Perú
Investigador principal: Carlos De los Ríos
Equipe de pesquisa: Carlos De los Ríos, Hugo Córdova e Marco Ugarte
Instituto de Estudios Peruanos (IEP)
Coordenação técnica regional: Fernando Lorenzo (Presidente, Red Sur, CINVE) e Oscar Cetrángolo (IIEP-UBA-CONICET, Red Sur), com a colaboração de Carlos Grau (CINVE, Red Sur) e Pedro Velasco (UNLP, IIEP-UBA-CONICET, Red Sur).
Archivos
Chamada Red Sur - UIC 2017 - 2018 Llamado a propuestas Red Sur - UIC 2017 - 2018 Red Sur - UIC call for proposals 2017 - 2018